Linha 10 - Turquesa


Linha 10-Turquesa


Horário de funcionamento: Das 04h00 as 00h00
Extensão total: 37,2 Km
Trechos: Brás - Rio Grande da Serra (37,2 Km - 56 minutos de viagem)
Looping Operacional: Brás x Mauá (40 minutos de viagem)
Horários

Brás - Rio Grande da Serra
Dias úteis
Das 04h00 as 04h50: 12 minutos; Das 04h50 as 09h20: 12 minutos;
Das 09h20 as 17h00: 08 minutos; Das 17h00 as 20h20: 12 minutos;
Das 20h20 as 00h00: 10 minutos.

Sábados
Das 04h00 as 04h40: 15 minutos; Das 04h40 as 21h20: 08 minutos;
Das 21h20 as 00h00: 12 minutos.

Domingos e Feriados:
Das 04h00 as 04h50: 15 minutos; Das 04h50 as 20h55: 10 minutos;
Das 20h55 as 00h00: 12 minutos.


ESTAÇÕES



ESTAÇÃO LUZ

Inauguração: 18 de Fevereiro de 1867
Endereço: Praça da Luz, 01, Luz, São Paulo

Integração gratuita com a linha 7-Rubi da CPTM, e as Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô.
ESTAÇÃO BRÁS

Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Praça Agente Cícero, s/nº, Brás, São Paulo

Integração gratuita com as linhas 11 e 12 da CPTM, e a Linha 3 do Metrô
ESTAÇÃO MOOCA

Inauguração: 07 de Setembro de 1898
Endereço: Av. Presidente Wilson, 483, Mooca, São Paulo
ESTAÇÃO IPIRANGA

Inauguração: 01 de Abril de 1886
Endereço: Av. Presidente Wilson, 3473, Ipiranga, São Paulo
ESTAÇÃO TAMANDUATEÍ

Inauguração: 21 de Setembro de 2010 
Endereço: Rua Vemag, 1000, Ipiranga, São Paulo

Integração com a Linha 2-Verde do Metrô



ESTAÇÃO SÃO CAETANO

Inauguração: 01 de Maio de 1883
Endereço: Rua Serafim Constantino, 51, Centro, São Caetano do Sul
ESTAÇÃO UTINGA

Inauguração: 01 de Agosto de 1883
Endereço: Av. da Paz, s/nº, Utinga, Santo André
ESTAÇÃO PREFEITO SALADINO

Inauguração: 29 de Novembro de 1952
Endereço: Praça Armando Arruda, s/nº, Sta Terezinha, Santo André

ESTAÇÃO PREFEITO CELSO DANIEL
SANTO ANDRÉ

Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Rua Itambé, s/nº, Centro, Santo André

ESTAÇÃO CAPUAVA

Inauguração: 15 de Setembro de 1920
Endereço: Av. Pe. Manoel da Nóbrega, s/nº, Capuava, Mauá
ESTAÇÃO MAUÁ

Inauguração: 15 de Setembro de 1920
Endereço: Av. Rio Branco, s/nº, Centro, Mauá
ESTAÇÃO GUAPITUBA

Inauguração: 04 de Junho de 1983
Endereço: Av. Brasil, s/nº, Guapituba, Mauá
ESTAÇÃO RIBEIRÃO PIRES

Inauguração: 01 de Março de 1885
Endereço: Rua Capitão José Gallo, s/nº, Centro, Ribeirão Pires
ESTAÇÃO RIO GRANDE DA SERRA

Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Rua Guilherme Pinto Monteiro, s/nº, Centro, R.G. da Serra

2 comentários:

  1. A volta da linha 10 (ABC) expressa para a Luz, uma necessidade que se impõe, utilizando trens com composições pendulares de dois andares (double decker):

    Expresso Noroeste (Linha 7 Rubi)
    -6 estações (Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Lapa, Água Branca, Bom Retiro).
    ~183 mil pass/dia (2014)

    Expresso Sudeste (Linha 10 Turquesa)
    -6 estações (Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá).
    ~416 mil pass/dia (2014)
    Poderia se reunificar as linhas 7 e 10 entre Mauá e Francisco Morato, como eram antigamente.
    Eis os fatores que justificam a implantação trens de dois andares em algum desses trens expressos;
    - Com a integração com a linha 2 Verde, e sua futura expansão até Vila Formosa a demanda da atual linha 10 já ultrapassou a da linha 7 Rubi, sendo que em construção a se juntar na estação Tamanduateí os monotrilhos provenientes do ABC, e da zona Leste (Cidade Tiradentes).
    - Para a altura da carruagem (h=4,35m) o cabo de alimentação (catenária) de 3 kVcc x pantógrafo atende, podendo trafegar em linhas convencionais.
    - Poderá existir a necessidade de investimento na capacidade mínima requerida da via permanente é de 30 t/eixo (cargueiro), sendo recomendável a utilização de trilho TR-68, e dormentes de concreto.
    - Priorizar e adequar a reforma dos trechos entre as estações Júlio Prestes e Água Branca com a construção da do Bom Retiro.
    - Fornecidos na largura de 3,15 m (padrão) e bitola 1,6 m, não existem necessidades de adaptações nas estações, mesmo sendo os pendulares, pois sua inclinação se dá somente no momento que trafega.
    - Potência= ~ 3000 kW.
    - Existência de linha central disponível ociosa entre Mauá e Brás (caso linha 10)
    - Trens de dois andares poderiam transportar 60 % mais passageiros, além da quantidade de composições poderem ser ajustadas em conformidade com a demanda (horários de pico).
    - O nº máximo recomendável de passageiros por m² é de 6 pessoas, (e não 8 conforme indica o Metrô e a CPTM).
    - No mínimo 4 portas por lado semelhantes aos trens suburbanos, sendo que as duas centrais serem bloqueadas para longos percursos.
    - Acesso a cadeirantes e necessidades especiais só no 1º piso, (Incluindo as do tipo piso rebaixado).
    Só para relembrar que no passado, antes da CPTM esta linha expressa já existia, inclusive os trens para Santos, e também que os trens suburbanos trafegavam de Paranapiacaba até Francisco Morato.

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  2. Vejamos algumas definições básicas de tipos de estações ferroviárias
    1ª Terminal: Composições não tem prosseguimento no mesmo sentido, expl. Júlio Prestes.
    2ª Passagem: Composições tem prosseguimento no mesmo sentido, expl. Luz.
    3ª Mista: Possuem ambas as características de terminal e passagem, expl. Barra Funda , Brás.
    Comparando as baldeações no Brás ou Barra Funda vejamos os dois casos;
    1º Linha dez no Brás, os usuários tem as opções de utilizar os trens suburbanos ou metro numa estação de passagem em que ambos, trens e metro estão em um local de demanda máxima no sentido Barra Funda.

    2º Linha sete na Barra Funda, com possível terminal na Júlio Prestes, os usuários tem as opções de utilizar os trens suburbanos ou metro numa estação de terminal em que ambos, trens e metro estão em uma estação terminal em um local de demanda menor no sentido Luz zona leste, pois estão no contra-fluxo, além de que quando chegassem a Julio Prestes teriam acesso via a uma passagem a ser construída, as linhas 1-Azul e 4-Amarela do metro, num total de três linhas.

    A estação da Luz já estava com sua capacidade esgotada quando teve por um planejamento mal executado a instalação uma estação subterrânea como terminal da linha-4 Amarela do Metro, sem que a estação Nova Luz estivesse concluída.
    A estação da Luz é uma estação de característica de passagem, e é um desperdício logístico utilizá-la como estação terminal como é a Júlio Prestes, que só tem condições de receber composições provenientes de Barra Funda, se for para usar como terminal, porque não se transferiu a linha 7 para Júlio Prestes que fica próxima e esta subutilizada ?

    Algumas das últimas áreas periféricas paralelas disponíveis para estações ferroviárias em SP, como o;
    Iª Pátio do Pari;
    IIª Área entre a estação da Luz e Júlio Prestes no antigo moinho desativado, e recentemente demolido Estação do Bom Retiro, na qual englobaria as duas linhas duplas que se dirige a Luz , com uma dupla que se dirige a Julio Prestes, em uma estação unificada;
    IIIª Priorizar a execução do projeto da Nova estação da Luz, revitalizando e integrando com a Júlio Prestes, que hoje esta subutilizada com previsão de encerramento como estação ferroviária;
    IVª Cercanias da estação da Mooca até a Av.do Estado na antiga engarrafadora de bebidas desativada no município de São Paulo;
    Vª Unificação das linhas 7 e 10, ou seja, exatamente como era em passado recente e que nunca deveria ter mudado, utilizando composições mais potentes, para finalizar a alegação que a potência das composições atuais da linha 10 não é possível vencer a inclinação de linha 7, ou seja, exatamente do mesmo tipo das que são utilizadas hoje da Luz até Francisco Morato, com a aquisição de algumas unidades complementares as existentes.
    VIª Existe hoje entre as estações do Brás até Mauá uma linha ociosa que no passado foi utilizada como linha expressa com paradas na Luz, Brás, S Caetano, Sto André e Mauá.
    O expresso ABC Linha 18 -Bronze, é outra farsa eleitoreira que se promete no futuro chegar a Luz (que hoje esta suprimida) mas que na verdade é um monotrilho com final na estação Tamanduateí, da CPTM, não até o centro, como muita gente esta entendendo, e já tem até um tal “Morando” em SBC, posando em cartaz como pai desta criança que ainda nem foi concebida.
    Uma vez que fica demonstrado tecnicamente ser esta uma decisão arbitrária e sorrateira, devemos sim, levar em conta o lado político na escolha da linha a ser retirada, pois na região do ABC são municípios independentes e seus eleitores não votam na capital, e um histórico de bom comportamento em relação a outras linhas, o que é confundido como usuários satisfeitos.

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